A inadimplência é um problema recorrente e causa prejuízos para muitas empresas; confira 3 dicas para estimular seus clientes a pagarem pontualmente
Um dos principais desafios das empresas atualmente é manter a adimplência dos seus clientes. Em várias situações, os consumidores acabam não cumprimento com os pagamentos nos dias certos, o que impacta diretamente no rendimento e nos resultados do negócio ao término do mês.
Ter um índice pequeno de inadimplência contribui para uma melhor organização financeira, além de possibilitar a elaboração de um planejamento estratégico mais assertivo e que possa vislumbrar novas perspectivas para a empresa ao longo do tempo.
Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura deste texto e confira algumas alternativas para estimular a adimplência dos clientes. Olha só!
1. Sempre que possível, lembre dos prazos de pagamento
A comunicação é uma ferramenta de suma importância e que faz a diferença também na hora de relembrar as pessoas de seus pagamentos. Vivemos em tempos onde o excesso de informações faz com que esqueçamos muito facilmente de datas, dados e prazos.
Diante disso, estar sempre em contato com os consumidores tem sido fundamental, enviando lembretes de cobrança perto dos dias de vencimento dos títulos, inclusive no próprio dia de quitação.
Existem mecanismos e ferramentas propícias para essa ação. Se você tiver uma base de contatos atualizada, há a chance de enviar e-mails marketing lembrando dos vencimentos ou mesmo encaminhar mensagens de SMS ou pelo WhatsApp.
2. Crie um sistema de recompensas e fidelidade
Quem aqui não gosta de uma recompensa por um compromisso efetuado dentro do prazo? Essa modalidade pode ser um caminho para incentivar o pagamento nas datas corretas.
Ao elaborar um plano de fidelidade, você estabelecerá bônus para quem pagar pontualmente suas cobranças recorrentes. Você pode estipular um período e, ao término dele, contemplar aqueles que tiverem seguido corretamente os vencimentos.
Quanto à premiação, há inúmeras possibilidades, desde um mês de graça até brindes, conteúdos exclusivos, vantagens especiais ou descontos mensais. Fazendo isso, sua empresa estará estreitando os laços com seus consumidores e parceiros, humanizando as atividades e fortalecendo um vínculo entre as partes.
3. Converse com seus clientes e procure soluções
Alguns consumidores têm dificuldades de efetuar os pagamentos no prazo correto. Isso pode ocorrer por uma série de fatores: data de vencimento, forma de pagamento, falta de informação ou eventuais dúvidas.
Assim, manter um bom diálogo com eles é essencial para conhecer a jornada de cada um e compreender o que pode ser melhorado. Uma mudança na abordagem pode solucionar vários entraves no processo.
A dica central aqui é dialogar. Fazendo isso, você pode negociar com antecedência e chegar a um acordo que possa ser vantajoso para todo mundo. Fazendo pequenas alterações em algum dos pontos citados acima, é possível resolver problemas e deixar empresa e cliente felizes.
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